Translate

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Você está olhando para o primeiro ser extraterrestre conhecido (oficialmente)


Se você esperava que o primeiro contato terrestre com extraterrestres fosse cheio de luzes, naves e até um guerra: errou. O primeiro ser vivo nascido fora da Terra com o qual temos contato é uma flor.
isso mesmo. Amarela, 13 pétalas e nascida fora da Terra. Plantada por terrestres — mais especificamente astronautas — ela floresceu nesta segunda-feira (18) e foi anunciada com entusiasmo astronauta Scott Kelly, que cuidou do plantio.
Parece uma notícia bastante simples, mas ela foi amplamente comemorada pela comunidade científica. Afinal, agora os especialistas já possuem a “receita” para poder plantar fora da Terra. A flor foi precedida, meses antes, por um pé de alface.
primeiro extraterrestre
O plantio é tido pelos especialistas como crucial no plano — de longo prazo, é claro — da humanidade de colonizar outros planetas. Recentemente, o filme “Perdido em Marte” aborda o tema, com o protagonista interpretado por Matt Damon construindo uma horta no Planeta Vermelho.
Assim como o pé de alface, a flor é fruto de uma programa criado pela Nasa e instalado em maio passado na Estação Espacial Internacional. Trata-se da estufa Peggie, desde então uma das queridinhas dos cientistas com seu funcionamento através de luzes de LED vermelhas, azuis e verdes.
O fato de uma flor ter nascido no espaço foi até mais comemorado do que o surgimento do pé de alface, mesmo que o segundo seja realmente um alimento humano. Isso porque as condições físicas para o surgimento de flores são bem mais complexas do que para uma alface.