Pelo menos 10 explosões sônicas foram relatados na tarde de 28 de janeiro, no sul de Nova Jersey, ao longo da costa leste de Long Island, Nova Iorque, dizem cientistas do US Geological Survey (USGS).
O primeiro estrondo sônico foi gravado às 13h24 EST (18h24m05 UTC), cerca de 2 milhas (3 quilômetros) ao norte-nordeste de Hammonton, New Jersey, e 37 milhas (60 km) ao sul de Trenton, New Jersey . No seguinte hora e meia, sismógrafos pegaram pelo menos nove outros estrondos sônicos ao longo da costa leste, até Long Island, de acordo com o USGS.
Um porta-voz do USGS disse que os cientistas da agência não têm nenhuma outra informação a não ser que estes eram estrondos sônicos e não terremotos que foram detectados.
Um estrondo sônico ocorre quando um objeto (ou uma explosão) viaja mais rápido que a velocidade do som (761,2 mph, ou 1225 kmh, ao nível do mar), e envia uma onda de choque que também viaja mais rápido do que o som, de acordo com John Bellini , um geofísico do National Earthquake Information Center USGS, em Golden, Colorado.
A causa dos estrondos sônicos de hoje permanece um mistério.
Bellini observou, no entanto, que, se uma explosão tivesse causado esses ruídos, alguém provavelmente teria visto.
As autoridades também descartaram a Wallops Flight Facility da NASA em Wallops Island, na Virgínia, que rotineiramente lança pequenos foguetes e vôos de teste a partir do seu site de Eastern Shore. Mas nenhum lançamento de foguetes ou vôos a jato ocorreram no centro da NASA, o porta-voz Keith Kohler disse num e-mail.
Os cientistas sabiam que estas eram ondas sísmicas de estrondos sônicos e não terremotos, por causa de sua velocidade. “Um terremoto move através do solo e move-se a 10.000 pés por segundo [3.048 metros por segundo]“, Bellini disse para o Live Science. No caso de hoje, as ondas estavam se afastando dos sismógrafos em Nova Jersey em velocidades que sugerem que estavam se movendo mais rápido do que o som no ar. Um sismógrafo que rastreia ondas que se deslocam através do solo pode pegar um estrondo sônico, cujas ondas se movem através do ar, disse Bellini. Mas os sismógrafos geralmente tem que estar muito perto de onde ocorre o evento, porque o som não viaja bem no solo.
ABC News informou que a Administração de Aviação Federal dos Estados Unidos e do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte tinha confirmou que eles não têm qualquer aviões que operam nas proximidades, que poderia ter gerado os estrondos sônicos.
Nenhuma aeronave capaz de estrondos sônicos estavam operando em bases aéreas navais nas proximidades, de acordo com autoridades.
“Temos relatos de tremor de terra em S. Jersey– atualmente nossas gamas de treinamento são claras e nenhuma aeronave MDL é capaz de gerar estrondos sônicos”, funcionários da Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst em Trenton, New Jersey, escreveram no Twitter. “Estamos trabalhando com as autoridades locais para determinar a causa e haverá uma atualização o mais rápido possível.”
Numerosos usuários de redes sociais estão se perguntando se os tremores contínuos que agitam as partes de Nova Jersey são o resultado de um terremoto, ou uma explosão sísmica. Por volta de 15h00, o levantamento US Geological havia postado em seu site que os tremores que agitam as partes de Nova Jersey na quinta-feira à tarde foram o resultado de um estrondo sônico provável.
A agitação começou por volta de 13h30 e causou com que os residentes em municípios ao longo da costa perguntassem o que tinha acontecido. Vários relatos vieram de membros da equipe NJ Advanced Midia que vivem perto da costa. O fotógrafo Lori M. Nichols disse que ela não ouviu nada, mas sentiu a vibração da casa em Brigantine às 13h24 e novamente às 13h30. Moradores de Brigantine, então, sentiram um terceiro tremor maior, a cerca de duas horas, e um menor de 10 minutos mais tarde, de acordo com Nichols.
Leitores nos condados de Atlantic, Ocean, Cape May e Monmouth também escreveram para dizer que sentiram suas casas tremer.
“Todo mundo está fora agora gritando uns com os outros sobre o que era”, disse Nichols. “Do outro lado da rua, alguém disse que seu quarto estava tremendo.”
A Polícia de Barnegat postou um alerta em sua página do Facebook reconhecendo os misteriosos tremores.
“Estamos experimentando alguma atividade sísmica menor e estamos investigando”, disse o alerta. “Vamos atualizar à medida que pegarmos mais informações.“
Outros departamentos de polícia no condado de Ocean, bem como o Gabinete do Xerife do Condado de Ocean disseram estar cientes dos tremores, mas pediram moradores para não chamarem 911 para relatá-los. A polícia de Toms River disse que começaram a receber chamadas sobre a atividade em torno das 14h20. Ralph Stocco, porta-voz do departamento, disse que as bases militares locais “não estão relatando qualquer atividade que possa ser associada com isso.“
Em Brick, os tremores puderam ser sentidos a cada 4 minutos a partir das 13h30, antes de começarem a diminuir às 14h40. O Sargento da polícia de Brick, Neal Pederen, disse que não sabia o que estava causando o tremor e o departamento não foi capaz de fundamentar os relatórios de que se tratava de um terremoto.
Fonte: www.sott.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário