Translate

quarta-feira, 23 de março de 2016

Astrônomos confirmam existência de buraco negro que emitiu luz de mil sois

Simulação da luminosidade emitida pela V404 Cygni, feita pela equipe da Universidade de Southampton (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)
Como se os buracos negros precisassem de outra característica que os tornassem ainda mais assustadores, astrônomos observaram um buraco negro que emitiu pulsos de energia e luminosidade mil vezes mais fortes que o nosso Sol.
Os estudos feitos com base nas informações disponíveis estimam que a luz vermelha emitida foi resultado de material sendo ejetado do buraco negro. Enquanto “come” parte do material que absorve, o V404 Cygni expele jatos luminosos, ainda não se sabe por quê.O reconhecimento deste evento foi registrado por diversos astrônomos ao redor do mundo em junho de 2015. De acordo com conclusões da Universidade de Southampton, o V404 Cygni, buraco negro que fica a cerca de 7.800 anos-luz da Terra, brilhou misteriosa e dramaticamente por cerca de duas semanas, enquanto devorava o material de uma estrela que estava por perto.
Esses lampejos foram muito fortes e rápidos. De acordo com a equipe de pesquisa da Universidade de Southampton, “cada flash tinha o incrível poder de mil sois, mas não durava mais que 1/40 de segundo, mais ou menos dez vezes mais rápido que o piscar dos olhos”.
Esta notícia surge praticamente junto com a informação divulgada pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO, na sigla em inglês) de que um encontro de buracos negros pode liberar cerca de 36 septilhões de yotawatts – um número tão absurdo que parece inventado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário