Translate

sábado, 12 de março de 2016

O que o astronauta Scott Kelly fez desde que voltou para a Terra?

Scott Kelly (Foto: Flickr/NASA's Marshall Space Flight)
Na última quarta-feira (2) o astronauta Scott Kelly voltou à Terra após passar 340 dias no espaço. Ele faz parte da Missão de Um Ano da NASA, que tem como objetivo entender quais mudanças o corpo humano está fadado ao passar longos períodos de tempo no espaço.
O conhecimento é essencial para uma outro projeto, a Journey to Mars, a primeira missão tripulada a ir para Marte. Estima-se que os astronautas envolvidos nessa jornada passem entre dois e três anos no espaço. 
Durante sua estadia na Estação Espacial Internacional, Kelly colheu amostras de seu sangue, urina, saliva e fezes; enquanto isso, aqui na Terra, a NASA fazia o mesmo com Mark, o irmão gêmeo do astronauta. A ideia é comparar as amostras da dupla e fazer uma extensa análise de como passar tanto tempo no espaço pode afetar o corpo de um astronauta
Segundo a agência espacial americana, o astronauta sofreu uma perda significativa de massa muscular e teve sua visão afetada ao longo do último ano. Kelly também cresceu cinco centímetros durante esse período. De acordo com o Gizmodo, foi constatado que ele está mais alto do que Mark, provavelmente porque a espinha dos humanos tende a se alongar quando não há gravidade.
Faz uma semana desde que Scott Kelly voltou à Terra e, aos poucos, ele está se readaptando à vida de terráqueo. Além das mudanças que ocorreram no planeta no último ano - principalmente relacionados ao cenário político americano, com uma provável eleição entre Hillary Clinton e Donald Trump -, começa a se acostumar com as tarefas do dia a dia.
Saiba o que o astronauta fez desde sua chegada:
Conversou com o presidente Obama, que lhe agradeceu por seus esforços
No telefone com o presidente Obama (Foto: Reprodução/Twitter)
Jantou com amigos e familiares (e pulou na piscina assim que chegou em casa
"Mais do que a comida, senti saudades da experiência de jantar", relata o astronauta (Foto: Reprodução/Twitter)
Alimentou-se de "comidas terráqueas" fresquinhas
A primeira refeição em um restaurante (Foto: Reprodução/Twitter)
Ele recebeu refeições de presente, inclusive a torta da foto (Foto: Reprodução/Twitter)
Realizou o acompanhamento médico
Scott também passou por vários exames para saber como a experiência afetou seu corpo (Foto: Reprodução/Twitter)
Foi à uma consulta no dentista
"Minha primeira consulta odontológica na Terra! Perdi meu check up e minha limpeza dos últimos seis meses", diz Scott (Foto: Reprodução/Twitter)
E, enfim, voltou à sua mesa no Centro Espacial Lyndon Johnson, no Texas, nos Estados Unidos
Scott Kelly de volta ao seu escritório na NASA (Foto: Reprodução/Twitter)