Translate

terça-feira, 8 de março de 2016

Psicólogo brasileiro faz tese de doutorado com Ufologia em foco

leonardo_martins_livro

Psicólogo brasileiro faz tese de doutorado com Ufologia em foco

O psicólogo Leonardo Breno Martins, também autor do livro Procurado, publicou no dia 04 de janeiro de 2016 tese de doutorado com o título: Na trilha dos alienígenas: uma proposta psicológica integrativa sobre experiências “ufológicas” e “paranormais.
Resumo
A presente pesquisa pretendeu investigar variáveis e processos psicológicos, com ênfase naqueles de interesse imediato da psicologia social, que alicerçam crenças e experiências subjetivas relacionadas a alienígenas, óvnis e paranormalidade. A principal perspectiva para o enfrentamento da questão foi a etnografia, por ela permitir o estudo próximo de realidades pessoal e culturalmente significativas ao redor do tema. As incursões etnográficas se deram em contextos brasileiros urbanos e rurais radicalmente marcados por tais experiências e sistemas de crença-significado. Foram eles a Serra do Cipó e um grupo de contatados em Minas Gerais, um grupo de contatados no Mato Grosso do Sul, a Serra do Roncador, no Mato Grosso, e a comunidade ufológica brasileira, caracterizando uma etnografia multissituada. O tema foi escolhido devido à constatação prévia de que contatos com alienígenas compõem uma das categorias menos investigadas de experiências anômalas, especialmente no Brasil, mas cujas elevada prevalência e conotações psicológicas possuem dimensões superlativas na contemporaneidade, além de constituírem oportunidade privilegiada para compreensão da última. Assim, comparei os diferentes contextos e discuti dimensões intra e intersubjetivas tanto locais quanto transculturais relativas a crenças e experiências anômalas que incluem alienígenas. Complementarmente, discuti qualitativamente dimensões psicológicas das experiências de forma atenta a nuances tanto particulares quanto possivelmente transculturais das mesmas, propondo uma síntese teórica ao final que complementa a pesquisa quantitativa de mestrado que previamente conduzi sobre características de personalidade e de saúde mental de protagonistas de episódios do gênero. A pesquisa atingiu conclusões que perpassam temas diversos como o caráter primário da experiência direta, esquemas cognitivos, dimensões religiosas e espirituais, diferentes formas de racionalidade, a crise de sentido da pós-modernidade, sugestionabilidade, contraintuição, identidade, dissonância cognitiva, entre outros a montar um panorama dinâmico das experiências e crenças relativas a alienígenas.
Para fazer o download completo da tese clique aqui.
– André de Pierre
O artigo acima foi publicado no novo site, recém lançado, do escritor e pesquisador André de Pierre (andredepierre.com). Os assuntos publicados em seu site englobam: história, arqueologia, filosofia e ufologia/ovniologia.
Esta semana ele também irá iniciar uma série de entrevistas com grandes nomes da ufologia/ovniologia nacional, e como ele mesmo diz, “os mais responsáveis também”.
Via..OVNI HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário