Translate

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Astrônomos suecos e franceses confirmam que o sol atraiu um planeta de outra estrela: O “Planeta X”

anomaly-1920x1200
Os cientistas supõem que o campo gravitacional da nossa estrela ‘roubou’ um exoplaneta que orbita o sol agora.
Um grupo de astrônomos da Suécia e da França, realizou um estudo em larga escala cujos resultados indicam que a Sol ‘roubou’ um exoplaneta de outro sistema solar. Os cientistas acreditam que o corpo celeste, Planeta X, como é conhecido na comunidade científica, não poderia ter se formado em nosso sistema solar.
De acordo com um estudo publicado em um recurso online para preprints de artigos científicos, arxiv.org,  o planeta descoberto , é cerca de 10 vezes maior que a massa da Terra, não é detectado visualmente porque o seu plano de rotação é diferente de   outros planetas, os pesquisadores foram capazes de determinar que se move em uma órbita muito alongada, com um período incomum orbital de 17.000 anos.
Inicialmente, essas características únicas do corpo celeste que os  astrônomos julgaram  que haviam sido removidos da disco da protoestrela cerca de 4,5 milhões de anos atrás, mas agora os cientistas acreditam que  nem sequer tem a sua origem no nosso sistema solar.
Os cientistas simularam a evolução da situação em que o exoplaneta pudesse ter sido capturado pelo campo gravitacional da nossa estrela. O experimento mostrou que o Sol pode ‘roubar’ o planeta a uma distância de cerca de 150 unidades astronômicas se este girava  a uma grande distância da sua estrela. Além disso, o Planeta X tem uma trajetória orbital que não tem lugar na configuração dinâmica do nosso sistema solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário