Translate

terça-feira, 5 de abril de 2016

Cientista brasileiro encontra estrela com atmosfera composta por 99,9% de oxigênio

Representação de uma estrela branca anã (Foto: Reprodução/NASA)
Uma equipe de astrônomos liderada pelo brasileiro Kepler de Souza Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), descobriu uma estrela que tem atmosfera composta de 99,9% de oxigênio.
A estrela foi encontrada na constelação Draco, que fica a cerca de 1.200 anos-luz da Terra. O astro recebeu o nome SDSSJ124043.01+671034.68 e foi apelidado de ‘Dox’. Numa reportagem publicada na revista Science, a equipe relata que foi “surpreendente” não encontrar hidrogênio ou hélio na atmosfera da estrela. Para colocar o oxigênio de Dox em contexto, a Terra tem cerca de 21% do composto em sua atmosfera.
“Depois do oxigênio, os elementos mais abundantes na atmosfera do planeta são o neon e o magnésio, ambos presentes em valores fracionais”, escreveram os pesquisadores na conclusão. Entre as mais de 32 mil estrelas brancas anãs encontradas, nenhuma tem o mesmo percentual de oxigênio.
A equipe também explica nas conclusões da pesquisa que a descoberta desta estrela pode fornecer informações sobre como as estrelas se desenvolvem. Por meio da análise de linhas espectrais – a luz emitida de objetos no Universo –, os pesquisadores conseguiram identificar os elementos que compõem a atmosfera desta estrela única.
O astrônomo que liderou a pesquisa, Kepler de Souza Oliveira, disse que a descoberta é “incrivelmente inesperada”. “Nós não tínhamos a menor ideia de que algo assim pudesse existir, então era ainda mais difícil encontrar”, ele explicou em entrevista à Popular Mechanics.
A estrela Dox foi encontrada quando os pesquisadores analisaram dados capturados pelo Sloan Digital Sky Survey, projeto que tem o objetivo de mapear o universo e que já fez um levantamento astronômico que identificou mais de um milhão de galáxias e quasares, com o auxílio de um telescópio situado no Apache Point Observatory, no estado americano de Novo México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário