Translate

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dunas e mares à vista: Liberam as imagens mais claras do maior satélite de Saturno






Graças a uma nova técnica desenvolvida por especialistas franceses para suprimir o ruído eletrônico em imagens de radar,  fomos capazes de obter a imagem mais nítida ainda de Titã, a maior lua de Saturno.

Cassini, a missão espacial não tripulada da NASA passou os últimos 10 anos usando superfície de mapeamento por radar em Titã, revelando enormes dunas de areia e o mar profundo de hidrocarbonetos. Mas, até agora,  as imagens sempre foram distorcidas pelo ruído eletrônico,  o que torna difícil para explorar as pequenas características da paisagem.

A nova técnica, denominada "eliminação de pontos", utiliza um algoritmo para modificar o ruido, dando como resultado uma visão significativamente mais clara e mais fácil para interpretar pelos investigadores, informa Gizmag.



As imagens de radar "purificado"  têm sido utilizados por cientistas  para criar mapas tridimensionais da superfície de Titã com mais precisão  do que era possível. Nas novas fotos podem ser vistas a orla costeira, leitos de rios e enormes dunas de areia.


RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário