Translate

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Vídeo flagra bola de fogo causada por explosão de meteoro de 250 kg

Fenômeno foi avistado por testemunhas em Pensilvânia, Ohio, Michigan e Nova York


A Nasa tem programas que atraem bastante interesse público, como as missões exploratórias em Marte, mas alguns fenômenos dão destaque a estudos menos conhecidos. A rede All Sky Fireball, composta por 15 câmeras apontadas para o céu, flagrou nesta terça-feira a queda de um meteoro com meio metro de diâmetro, pesando cerca de 250 kg. A explosão da rocha criou uma bola de fogo mais brilhante que a Lua cheia e se tornou notícia em várias emissoras americanas.

Segundo a Sociedade Americana de Meteoros, o fenômeno foi relatado por 30 testemunhas nos estados de Ohio, Michigan, Nova York e Pensilvânia. O meteoro cruzou os céus do país de oeste para leste, a velocidade de aproximadamente 70 mil quilômetros por hora. A explosão aconteceu perto da cidade de Kittanning, na Pensilvânia, a 20 quilômetros de altitude. Segundo a agência espacial americana, é possível que meteoritos estejam espalhados pela região.
Por causa de sua órbita, o meteoro deve ser originário do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O fenômeno foi flagrado por três câmeras do programa All Sky Fireball. O vídeo abaixo foi capturado pelo equipamento instalado no Observatório Allegheny, perto de Pittsburg, na Pensilvânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário