Translate

sexta-feira, 6 de março de 2015

NASA: Marte tinha um Oceano maior que o Ártico


Depois de analisar a consistência das geleiras e dados da atmosfera de Marte da NASA, cientistas concluíram que o planeta vermelho há 4.300 milhões de anos atrás tinha um oceano com um volume maior do que a água do Ártico.

"Nosso estudo estima o volume de água que tinha Marte em sua área e que foi então evaporado para o espaço", disse o cientista da NASA Geronimo Villanueva.

O estudo é baseado em dados fornecidos por três telescópios , capazes de distinguir os sinais dos dois tipos diferentes de água na atmosfera de Marte: água pesada e água semipesada , cujo átomo de hidrogênio e moléculas é deslocado pelo isótopo deutério ( HDO).

Assim, depois de analisar a relação entre estes dois tipos, os cientistas dizem ter calculado os volumes que Marte teria tido de água e que depois teria evaporado  para o espaço.

Segundo a pesquisa, o planeta mantém atualmente apenas 13% da água original em suas geleiras, enquanto que há 4.300 milhões de anos atrás teve um oceano que cobria 19% do seu território, e em alguns lugares tinha mais de 1,6 km de profundidade. Em termos de superfície excedia o Ártico .

RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário