Translate

sábado, 11 de abril de 2015

11 fatos insanos sobre os sonhos


Os sonhos uma das experiências mais enigmáticas e curiosas de nossas vidas, e há séculos especialistas vêm tentando decifrar esse fenômeno complexo que acontece em nossas mentes.
Confira alguns dos mais incríveis fatos sobre os sonhos.
1. Você se lembra de apenas 10% de seus sonhos
É difícil se lembrar do que sonhamos porque normalmente esquecemos metade de um sonho apenas 5 minutos após acordar. Para se lembrar deles, é recomendado anotar o máximo de detalhes que você se lembra logo ao acordar.
2. Cegos também sonham
Desde que eles tenham adquirido a condição após o nascimento, os cegos são capazes de ver imagens em seus sonhos. Por sua vez, os cegos de nascença sonham apenas com sensações como sons, cheiros e emoções.
3. Todos sonham
Todos os seres humanos sonham, exceto aqueles que têm problemas psicológicos extremos. Portanto, se você não é capaz nunca de se lembrar do que sonha, provavelmente é porque sua memória não é boa em guardá-los.
4. Nos sonhos, só vemos os rostos que já vimos alguma vez nada vida
Nosso cérebro não tem a habilidade de inventar rostos. Portanto, se durante seus sonhos você costuma ver rostos estranhos, fique sabendo que você alguma vez na vida já viu aqueles rostos, e não necessariamente se lembra conscientemente deles.
5. Nem todos sonham colorido
Estudos estimam que cerca de 12% das pessoas sonham somente em preto-e-branco. Curiosamente, esse número era bem maior entre a década de 1920 e 1950, época em que as televisões monocromáticas dominavam o mercado.
6. Ansiedade
A ansiedade é disparado o sentimento mais vivenciado em sonhos. E sentimentos negativos tendem a se manisfestar mais frequentemente que os positivos.
7. Você tem de 4 a 7 sonhos por noite
Em média, você pode sonhar entre uma ou duas horas por noite.
8. Animais também sonham
Pesquisas feitas com vários animais revelaram que eles emitem as mesmas ondas cerebrais durante o sono que as pessoas. Isso é fácil de ser observado em cães ou gatos dormindo. É fácil vê-los mexendo as patas e fazendo sons durante o sono.
9. Paralisia do sono
A fase do sono chamada REM (da sigla em inglês Rapid Eye Movement) é caracterizada pelo rápido movimento dos olhos, e é a fase do sono em que os sonhos são mais vívidos. E é durante essa fase que o cérebro bloqueia os neurônios motores, o que faz com que o corpo se torne imóvel. Acontece que você pode acordar durante essa fase do sono, e será incapaz de mexer os músculos de seu corpo, embora esteja completamente consciente. Você fica literalmente paralisado. Essa paralisia dura em média 4 minutos, e é agoniante.
10. Elementos externos
Os estímulos externos que o cérebro recebe durante o sono podem ser usados como elementos para os sonhos. Um exemplo comum é o despertador sendo transformado em uma sirene de ambulância no meio do sono.
11. Homens e mulheres sonham diferente
Curiosamente, homens possuem uma tendência a sonhar com o próprio sexo masculino. De fato, aproximadamente 70% dos personagens de sonhos de homens são outros homens. Já as mulheres equilibram mais as coisas. Além disso, os homens tendem a experimentar emoções mais agressivas que as mulheres durante os sonhos. [BoredPanda]

Nenhum comentário:

Postar um comentário