Translate

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Descobrem 'estações do ano' no Sol


Cientistas dos Estados Unidos descobriram um ciclo de dois anos de atividade solar, até então desconhecida, cuja origem estaria ligada à propulsão de fortes campos magnéticos das profundezas à superfície de nossa estrela.

O ciclo de dois anos de atividade solar encontrado pelos cientistas seria determinada pela saída de campos magnéticos em forma de anel em "zonas" na superfície solar. Os campos  passam através da Tachocline, a fronteira entre a radiação e a zona de convecção. Em conseqüência, nas zonas do Sol surgem turbulência que provocam erupções solares e ejeções de massa coronal, revela pesquisa que foi publicada no " Nature Communications ".

Um grupo internacional de cientistas doe Colorado, EUA, liderada por Scott McIntosh descobriu que estas intensas áreas de atividades estão listadas nos hemisférios norte e sul do Sol de forma independente. Ao mesmo tempo, aumenta a atividade nos 11 meses e diminui  nos outros 11 meses seguintes . Este fenômeno se assemelha ao clima de várias regiões da Terra, quando uma estação substitui outra (por exemplo, a estação chuvosa e a estação seca).

Os pesquisadores esperam que sua descoberta melhore a qualidade das previsões de tempestades geomagnéticas na Terra ,  para que não afete a comunicação e a nave espacial, também causando danos aos sistemas de potência.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário