Translate

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Astrônomos identificam a galáxia mais distante do Universo


Uma equipe internacional de astrônomos identificou uma nova galáxia recordista de distância no Universo. O objeto, conhecido como EGS-zs8-1, está a pouco mais de 13 bilhões de anos-luz da Terra, o que significa que ele é visto como se parecia apenas cerca de 700 milhões de anos depois do Big Bang, a grande explosão que se acredita ter dado origem ao nosso Universo há aproximadamente 13,8 bilhões de anos.

A EGS-zs8-1 foi detectada pela primeira vez por sua particular coloração em imagens dos telescópios espaciais Hubble (luz visível) e Spitzer (infravermelho) e depois teve sua distância calculada com ajuda de observações posteriores com o telescópio Keck, instalado no Havaí. A galáxia é um dos objetos mais brilhante e maciços conhecidos no Universo primordial, apesar de parecer ter apenas 100 milhões de anos de idade.

- Então, ela já tinha crescido para ter mais de 15% da massa de nossa própria Via Láctea – comenta Pascal Oesch, da Universidade de Yale, nos EUA, e principal autor do artigo sobre a descoberta, publicado nesta terça-feira no periódico científico “Astrophysical Journal Letters”. - Mas ela teve apenas 670 milhões de anos para fazer isso, pois o Universo ainda era muito jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário