Translate

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Existe vida na lua de Saturno?


Um novo estudo baseado em dados obtidos pela missão Cassini da NASA afirma que a energia liberada a partir de reações químicas que ocorrem na lua de Saturno Enceladus poderia levar à existência de vida.

Em um estudo publicado na revista Geochimica et Cosmochimica Acta uma equipe de cientistas norte-americanos e do Canadá afirmam que as características do oceano da lua de Saturno Enceladus poderia ser propício para sustentar a vida . A pesquisa é baseada em dados da água gelada obtidas por satélite pela missão Cassini da NASA, informa o portal Space.com .

"Enceladus é o candidato mais provável  para o papel de segunda fonte de vida após a Terra no sistema solar ", disse Christopher Glein, um dos autores.

Os cientistas dizem que a energia liberada através dos gêiseres de reações químicas nas profundezas do oceano deste satélite revestido por gelo poderia ter produzido uma biosfera . Isso pode continuar a existir até hoje.

Além disso, os especialistas têm encontrado um nível elevado de carbono e outros compostos, sugerindo que a lua contém uma grande quantidade de minerais. Eles também determinaram que o mar é salgado e tem um pH alcalino de 11 ou 12. Os elevados níveis de carbonato de sódio fazem Enceladus ter um oceano  muito semelhante à lagos alcalinos de nosso planeta como Mono Lake (Califórnia, EUA. UU.), lar de organismos no ecossistema.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário