Translate

sexta-feira, 8 de maio de 2015

O Ebola mudou a cor dos olhos desse rapaz


Menos de dois meses depois de ser liberado do hospital, o sobrevivente do Ebola Ian Crozier desenvolveu dor intensa e desbotamento da visão no olho esquerdo, o que, para seu horror, mudou de azul para verde. Os médicos descobriram que o olho de Crozier ficou inundado com o vírus Ebola.
Embora seja muito raro a cor dos olhos mudar de forma tão dramática, isso acontece de vez em quando como resultado de infecções virais e geralmente é permanente. Alterações na cor são geralmente devido à infecção viral de células pigmentadas prejudiciais na íris. Após o tratamento, no entanto, a visão de Crozier voltou ao normal, embora ainda não esteja claro o porquê.
“Eu venho fazendo o que eu faço há 40 anos e eu nunca vi uma tal reversibilidade”, disse o Dr. C. Stephen Foster, professor de clínica de oftalmologia na Harvard Medical School.
O médico de Crozier especula que a mudança na cor dos olhos pode ser uma consequência da infecção viral que causou uma “transformação” no metabolismo da íris, que é uniforme em todos os lugares. O que precisamente esta alteração metabólica pode ter sido, no entanto, permanece um mistério. Foster diz que isso pode acontecer novamente para outros sobreviventes Ebola.
Desde a epidemia do ano passado, o foco tem estado no tratamento e prevenção, e os médicos estão agora confrontados com o que foi descrito como “Síndrome Pós-Ebola”. Crozier e um número de sobreviventes da África Ocidental relatam uma série de sintomas, tais como problemas visuais e articulares, musculares e dor no peito. Como relata Denise Grady, os médicos do Crozier ficaram surpresos ao encontrar o vírus dentro do seu olho, porque embora o vírus possam ser encontrados no sêmen por meses depois que um paciente se recupera, acreditava-se que outros fluidos corporais não eram afetados. [IFLScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário