Translate

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Adolescente de 15 anos descobre um exoplaneta gigante


Um adolescente britânico de apenas 15 anos conseguiu descobrir um planeta gigante previamente desconhecido encontrado fora do nosso sistema solar.

De acordo com um comunicado de imprensa  da Universidade de Keele (Reino Unido), onde a descoberta foi feita, Tom Wagg tornou-se um dos pesquisadores mais jovens a detectar um planeta quando fez a descoberta épica.

De acordo com o relatório, o novo planeta Wagg é muito parecido com alguns dos primeiros exoplanetas identificados pela primeira vez em meados de 1990. Ele está localizado em um sistema solar distante dentro de nossa galáxia, a cerca de 1.000 anos-luz da Terra e pertence a uma classe de exoplanetas chamada  "Júpiter quente " . É o mesmo tamanho do gigante, mas só precisa de dois dias para orbitar sua estrela , em comparação Júpiter precisa de 12 anos para orbitar o sol.

O jovem fez a descoberta usando o projeto de Plano de Pesquisa  e Ângulo para Planetas (WASP, por sua sigla em Inglês), que combina a coleta de luz nas capacidades de pequenos telescópios nas universidades em todo o Reino Unido. A técnica de pesquisa requer o exame da quantidade de luz dos blocos de exoplanetas que passam entre a Terra e a estrela hospedeira.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário