Translate

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Aquilo é uma pirâmide no planeta anão Ceres?

Se os ainda inexplicados pontos brilhantes do planeta anão Ceres já estavam causando um burburinho entre cientistas e leigos, agora temos mais um mistério para nos intrigar: uma foto divulgada pela NASA na última quarta-feira (17) mostra uma estrutura proeminente na superfície rochosa que se assemelha a uma pirâmide. Os adeptos da teoria dos astronautas antigos piram. A imagem foi tirada no dia 6 de junho pela sonda Dawn a uma distância de 4,4 mil quilômetros do pequeno astro, o maior objeto do cinturão de asteroides, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter.
A NASA estima que a “pirâmide” tenha uma altura de quase cinco quilômetros, o que equivale a mais da metade da altitude do monte Everest. Pra se ter uma ideia, a maior das três pirâmides de Gizé, no Egito, mede cerca de 140 metros - então é bem pouco provável que a estrutura seja algum tipo de pirâmide ou construção alienígena. Mas isso de forma alguma a torna desinteressante, muito pelo contrário. A existência de uma montanha relativamente alta pode ser um indício de que aquela curiosa bola de pedra esconde um passado - ou presente - geológico interessante, o que já é bastante animador para os cientistas. A foto também revela a presença de mais pontos brilhantes na superfície de Ceres.
Como até agora não foi possível determinar ao certo a composição dos pontos, a NASA trabalha com a hipótese de que eles sejam feitos de gelo ou sal. Outra possibilidade considerada é o criovulcanismo, um tipo de atividade vulcânica na qual, ao invés de lava, são expelidas substâncias voláteis como água e metano. Mas a verdade é que ninguém sabe o que é aquilo, tanto que o pessoal do Jet Propulsion Laboratory criou uma enquetepara todo mundo votar na hipótese que mais gosta. É claro que, depois dessa foto da suposta “pirâmide”, muita gente vai achar que alguma espécie alienígena já deixou sua marca ali. Quem sabe? Só teremos alguma certeza nos próximos meses, conforme a sonda Dawn for se aproximando do planeta anão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário