Translate

quarta-feira, 3 de junho de 2015

O que são as misteriosas '' lagoas azuis capturadas na superfície de Marte?


A Agência Espacial Europeia publicou imagens da região Arabia Terra em Marte, onde são observados umas 'manchas' azuis que podem parecer água. No entanto, os cientistas têm uma explicação para esse fenômeno.

A imagem obtida pela sonda Mars Express Orbiter mostra duas crateras em Marte que dão a impressão de ter piscinas de água na parte inferior. No entanto, a Agência Espacial Europeia (ESA)  tem dito  que as "lacunas" misteriosas são nada mais do que uma ilusão de ótica. Na verdade,  é formado sedimentos ao longo do tempo e, portanto, são mais escuras do que o resto da areia.

Tal como na Terra, os ventos ao longo do tempo podem mudar a forma de vários objetos no ambiente para formar, por exemplo, pedras lisas e dunas ondulantes. Mas em Marte, estes  ventos podem atingir 100 quilômetros por hora e criar tempestades de areia gigantes que duram por dias ou mesmo semanas .


Assim, fluxos de ar fortes criam um acúmulo de partículas de rocha vulcânica, na foto que capturaram na região Arabia Terra de Marte  pode parecer lagoas.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário