Translate

segunda-feira, 13 de julho de 2015

JEAN COCTEAU E A SOCIEDADE SECRETA


No livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada (Nova Fronteira), o francês Jean Cocteau (1891-1963) é apontado como o 23º. grão-mestre da sociedade secreta PRIORATO DE SIÃO, que conspira para restaurar a monarquia merovíngia na França. O nome dele é citado nos manuscritos Dossier Secrets, depositados na Biblioteca Nacional de Paris e encontrados pelos autores do livro. A assinatura de Cocteau - de autenticidade confirmada por grafólogos ­- também aparece num suposto documento interno do Priorato achado na mesma biblioteca. Mas apesar dessas evidências, ele parece um peixe fora d'água no mar turvo das conspirações.
Jean Cocteau foi multimídia antes de a expressão ser inventada. Poeta, pintor, dramaturgo, romancista, ensaísta e cineasta, participou dos movimentos cubista e surrealista. Foi amigo de Edith Piaf, Pablo Picasso, Erik Satie, Claude Debussy, Marcel Proust e André Malraux. Boêmio e bon vivant, teve casos homossexuais que escandalizaram a França. Com toda essa joie de vivre, fica difícil imaginar que ele perderia tempo numa subversão monarquista. A não ser que todas as teorias conspiratórias que envolvem a DINASTIA MEROVÍNGIA e a descendência de Jesus Cristo e MARIA MADALENA não passem de uma practical joke gigantesca. E que Jean Cocteau, dono de notório senso de humor, seja um dos articuladores da piada.
Os próprios autores de O Santo Graal e a Linhagem Sagrada suspeitam, em determinado momento, que são vítimas de uma brincadeira de mau gosto: "Algumas vezes nós quase desprezamos todo o assunto como uma brincadeira elaborada, uma piada de proporções extravagantes. Se este fosse o caso, todavia, tratar-se-ia de uma piada que algumas pessoas pareciam estar sustentando por séculos - e se alguém investe tanto tempo, energia e recursos em uma piada, pode ela ser chamada piada, afinal?"
Claro que sim. ParanóIcos não têm nenhum senso de humor. Por que alguém dedicaria tanto tempo, energia e recursos a uma piada tão extravagante? Porque è engraçado. Só por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário