Translate

sábado, 25 de julho de 2015

O aquecimento global transbordará um lago ártico com consequências catastróficas


O aquecimento global está alterando radicalmente a paisagem das regiões do Pólo Norte, e uma de suas conseqüências é que nos próximos meses pode transbordar a água de um lago formado pelo derretimento do gelo ártico no norte do Canadá.

Representantes do Serviço Geológico dos Territórios noroeste do Canadá advertiu que o lago perto da aldeia de Fort McPherson, catastroficamente drenará o pequeno muro de barro que o contém causando inundações e fluxos de detritos ao longo de um vale próximo.

Os cientistas dizem que o iminente estouro do lago, sem nome, é um exemplo do que espera-se  da mudança climática que vai continuar alterando o ambiente no Alasca, Sibéria e no extremo norte do Canadá. "É só mais uma peça no quebra-cabeça que mostra como o clima está mudando regiões que são especialmente sensíveis a até mesmo pequenas mudanças ", dizem os especialistas da Universidade Brock, em Ontário.

Eles também explicaram que o transbordamento do lago vai ser um resultado de fortes chuvas e temperaturas mais elevadas. Estas forças estão gradualmente derretendo o permafrost (gelo permanente dos níveis superficiais do solo) contido em paredes terminais de gelo de até 30 metros de espessura. Mas o calor e a chuva estão derretendo essas paredes, expondo solos e sedimentos, que por sua vez recuam expondo mais gelo, em um processo que cria grandes depressões na paisagem .

Precisamente uma dessas depressões está erodindo o solo contendo o lago, devorando o pequeno muro de cerca de cinco metros de espessura. Estima-se também que a água transbordando irá fluir em um lago maior, que está próximo, pondo em perigo as cidades vizinhas.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário