Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Uma estrela de nêutrons dispara um disco estelar em alta velocidade


Uma estrela de nêutrons do sistema binário B1259 tem perfurado o disco de gás em torno da sua estrela companheira 30 vezes mais massiva que o Sol, e lançado para o exterior o fragmento de disco a alta velocidade, de acordo com um relatório da NASA.

observatório Chandra X da NASA  está seguindo o sistema cósmico PSR B1259-63 / LS 2883 ou B1259, localizada a 7.500 anos-luz da Terra, desde que a investigaram pela primeira vez em dezembro de 2011.
relatório de Chandra X da NASA revela que puderam capturar como a estrela de nêutrons emite pulsos regulares, como ela gira sobre seu eixo 20 vezes por segundo, e se move em uma órbita altamente elíptica em torno da sua gigante estrela companheira.
A combinação de rotação rápida e forte no campo magnético da estrela de nêutrons gerou um forte vento de partículas de alta energia que são distanciados do pulsar quase à velocidade da luz.
Um pulsar dispara um fragmento de falência de disco nasa.gov
A estrela companheira, por sua vez, gira a uma velocidade alta e acumula-se um disco estelar. Quando o pulsar faz sua aproximação máxima a cada 41 meses à estrela passa através deste disco e 'dispara' um fragmento dessa matéria. 
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário