Translate

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Como os astronautas tomam banho no espaço?


 É unânime: a sensação de estar no espaço deve ser incrível. Mas para os astronautas, que vão em missões de meses, há a necessidade de criar uma rotina – e isso inclui a higiene.
Em primeiro lugar, os astronautas não tomam banho no espaço. É o que conta Clayton C. Anderson, autor de The Ordinary Spaceman e astronauta que passou 152 dias na Estação Espacial Internacional. Em vez de chuveiros, a limpeza corporal é feita com toalhas umedecidas.
A tripulação designou um local da Estação para ser a área da higiene: atividades como escovar os dentes, lavar os cabelos, “tomar banho” e fazer a barba eram todas realizadas lá.
Segundo Anderson, os astronautas utilizavam uma toalha umedecida russa. Esta podia ser usada por até três dias e às vezes era necessário injetar um pouco mais de água nela. Depois de usá-la de vez, era necessário anexá-la nas paredes da Estação, dessa forma o sistema de controle do ambiente sugava o resto da umidade para convertê-la em água que poderia ser bebida depois.
Atividades como fazer a barba e lavar os cabelos não eram tão diferentes de como são realizadas na Terra. A única diferença é que, pela ausência de pias, os astronautas também utilizavam toalhas úmidas para limpar o rosto e, para a higiene capilar, usavam shampoos que não precisavam ser enxaguados. Escovar os dentes também era “bem normal”, de acordo com Anderson. Mas no fim do processo, ele precisava engolir o resto da pasta ou cuspir em uma toalha.
No geral, a rotina higiênica era uma das partes mais importantes da convivência na Estação Espacial Internacional. “Seis pessoas estão presas em um espaço fechado. Higiene é de grande importância”, diz o especialista espacial Robert Frost.
Via Quartz

Nenhum comentário:

Postar um comentário