Translate

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Fenda na África poderá criar novo oceano


Cientistas estão observando um fenômeno que pode mudar o formato de um continente. Uma fenda de cerca de 56 quilômetros que se abriu no deserto da Etiópia pode dar origem a um novo oceano, segundo geólogos. Mas como a rachadura ainda não foi bem estudada, alguns cientistas consideram a hipótese controversa. 

A fissura, que chega a medir mais de seis metros de largura em alguns pontos, foi aberta em 2005. A erupção de um vulcão subterrâneo foi responsável pelo surgimento da fenda. Os pesquisadores dizem que é uma grande sorte testemunhar o nascimento desse novo oceano, já que o processo normalmente ocorre escondido nas profundezas dos mares.
As placas tectônicas da África e Arábia se encontram no deserto de Afar, no norte da Etiópia, e vêm se separando nos últimos 30 milhões de anos a uma velocidade de 2,5 cm anuais. Acredita-se que o novo oceano iria dividir o continente africano em dois em cerca de 10 milhões de anos. A equipe que estuda o fenômeno espera que a observação da fenda sirva para ajudar a entender como a superfície da Terra é formada.  

Fontes: Live Science e BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário