Translate

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Olhar para os olhos de alguém durante 10 minutos (em certas condições) causa alucinações


Você já passou 10 minutos olhando diretamente nos olhos de outra pessoa? Mas 10 minutos mesmo? Um psicólogo italiano descobriu que dar essa encarada direta em um ambiente pouco iluminado durante 10 minutos pode causar experiências extracorporais, alucinar sobre monstros e até ver eles mesmos no rosto dos parceiros de experimento.
Giovanni Caputo, da Universidade de Urbino, pediu que 20 adultos formassem pares e sentassem em uma sala pouco iluminada, a um metro de distância um do outro. Então eles deveriam se encarar, diretamente nos olhos, durante 10 minutos. Enquanto isso, outros 20 adultos sentaram em uma outra sala pouco iluminada, mas deveriam encarar uma parede branca. Ambos os grupos foram informados de que estavam participando de uma experiência meditativa. 
Depois do período, os voluntários deveriam preencher um formulário indicando o que sentiram durante a experiência. 90% afirmou ter visto o rosto do parceiro ficar deformado, 75% disseram ver um monstro e 50% afirmou até ver aspectos do próprio rosto na face do outro.
Os resultados lembram os experimentos que caputo fez em 2010, quando voluntários se encararam em um espelho durante 10 minutos. 
Mas por que isso acontece? A explicação provavelmente tem a ver com a adaptação neural - como nossos neurônios diminuem a atividade ou até param caso não recebam estímulos novos. Tente olhar fixamente para qualquer coisa: a sua percepção vai diminuir até você piscar, mudar de cenário ou os seus olhos vão começar a se mover involuntariamente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário