Translate

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pico de chuva de meteoritos acontece nesta semana

Acada 133 anos o cometaSwift-Tuttle passa perto da órbita terrestre - mas deixa para trás uma grande quantidade de detritos. Então todos os anos, no período de agosto, quando a Terra atravessa a região em que esses objetos ficam para trás, acontece a chamada chuva de meteoros Perseidas - o nome vem de Perseu, constelação que fica na região do céu de onde parecem vir os meteoritos.
As 'estrelas cadentes' queimam em nossa atmosfera ao entrar nela com uma velocidade de até 59 km por segundo - isso faz com que elas entrem em combustão, a uma temperatura de 10 mil graus Celsius. 
Neste ano, o pico de atividade acontecerá na noite entre os dias 12 e 13 de agosto. O bacana é que será Lua Nova e a falta do brilho do nosso satélite natural irá facilitar a observação. Mesmo assim, para aproveitar o show (que, segundo especialistas, poderá trazer até duas 'estrelas cadentes' por minuto), vale observar o céu ao anoitecer e ao amanhecer, em regiões mais afastadas de grandes centros urbanos (afinal, a iluminação das cidades pode dificultar o avistamento). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário