Translate

terça-feira, 29 de setembro de 2015

7 perguntas e respostas reveladoras sobre a descoberta de água em Marte


NASA divulgou nessa segunda-feira, dia 28 de setembro, a descoberta de evidências contundentes sobre a existência de água líquida na superfície de Marte. Esse é o tipo de anúncio que mexe com nosso inconsciente coletivo, desperta a curiosidade das pessoas e faz com que nossa imaginação voe longe... Afinal, o que essa descoberta significa de verdade?
Para responder essa e muitas outras perguntas, dois cientistas da NASA especialistas em Marte foram escalados para entrar em um fórum no reddit e responder em tempo real perguntas dos internautas sobre o tema.
1- Por que o cidadão comum deveria se importar com isso? O que isso significa para a ciência e a exploração espacial? (postado por Sir_Azrael)
Mesmo salgada, a água líquida é um bom lugar para procurar formas de vida. Nós não sabemos quão robusta a vida em Marte (se é que ela existe) poderia ser. A água em qualquer estado também é um recurso que missões futuras podem explorar. 
2- Qual a quantidade de água que estamos falando aqui? Qual o volume? (postado por prugavelak)
A gente acha que é uma quantidade bem pequena de água – talvez apenas o suficiente para molhar a camada de cima da superfície de Marte. As faixas de água possuem de 4 a 5 metros de largura e entre 200 e 300 metros de extensão.
3- Se as sondas não tivessem sido esterilizadas, isso colocaria em cheque uma possível descoberta de micróbios marcianos vivendo perto da água? Detratores não poderiam alegar que esses micróbios vieram da Terra? (postado por FormulaicResponse)
As sondas foram esterilizadas para os lugares específicos em que elas pousariam – nesses lugares não havia a evidência de água líquida. Para se aproximar dos chamados RSL (“recorring slope lineae” ou linhas recorrentes de encosta), as sondas deveriam ser esterilizadas em um nível mais avançado. Nós também recolhemos amostras de micróbios que poderiam estar na espaçonave antes do lançamento, assim podemos comparar com descobertas futuras.
4- Em 2011 foi divulgado que fluxos de água salgada podem ser um acontecimento sazonal. Qual foi a prova final de que isso estava acontecendo e qual foi a sua primeira reação com a descoberta? (postado por fisheez)
Com o MRO (Mars Reconnaissance Orbiter, ou orbitador de reconhecimento de Marte, em tradução livre), nós podemos observar alguns desses lugares ao longo do ano em Marte e depois observar o mesmo local no ano seguinte. Com o tempo, vimos que algumas dessas faixas d´água escureceram e continuaram existindo durante a temporada quente e desapareceram na temporada fria. O bom de ter a MRO por tanto tempo é que podemos checar as mudanças e padrões com o passar do tempo. Minha reação? Isso é tudo muito empolgante! Quanto mais perto chegamos de Marte, mais interessante ele fica.
Panorama de uma das crateras de Marte: evidência de água líquida e salgada em solo marciano mobilizou internautas (Foto: NASA)
5- Existem evidências de evaporação acontecendo em Marte? Como vocês sabem de onde essa água veio? Obrigado pela atenção! (postado por shutuptoby)
Às vezes, crateras causadas por impacto em Marte expõem gelo brilhante no fundo da cratera. Isso vai embora em poucos meses. O gelo, quando exposto, vai do sólido ao vapor. A evaporação de fluxos salgados também vai acontecer, então a água precisa ser reabastecida. Nós não sabemos como.

6- Esse sal encontrado na água de Marte é como nosso sal aqui na Terra ou é outro tipo de sal? (postado por logik9000)
O sal detectado em Marte é magnésio e perclorato de sódio. Eles não são sais típicos da Terra, mas têm uma característica que é a de manter a água líquida mesmo nas temperaturas de Marte, bem mais frias que as da Terra. 
7- Qual o próximo passo? (postado por yeagerbomb16)
O próximo passo é procurar por mais locações em que fluxos de água salgada possam ocorrer. Nós cobrimos 3% de Marte em imagens com uma resolução alta o suficiente para enxergar esse tipo de coisa.
PLUS
Alguns dos cientistas da NASA escrevem poesia ou fazem outro tipo de arte? Se a arte deles for inspirada pelo trabalho científico, vocês poderiam compartilhar com a gente? (postado por slumdogbillionaire)
Absolutamente. É preciso todos os tipos de mentes criativas para fazer ciência e engenharia que ninguém fez antes. Entre nossas equipes você encontrará atores, músicos, escultores, pintores – a lista é enorme. Para artistas visuais, dois artistas que me vêm à mente são Bill Hartmann e Dan Goods
>> Os dois cientistas que participaram dessa espécie de entrevista coletiva informal e digital foram Rich Zurek, do NASA Mars Program e Leslie K. Tamppar, do Mars Reconnaissance Orbiter.
http://revistagalileu.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário