Translate

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Curiosity encontra uma 'colher' em Marte


Com a sonda Curiosity, da Nasa, rondando por Marte, nós acabamos recebendo várias imagens interessantes e curiosas para analisar aqui na Terra. Durante o mês de agosto, houve relatos da batida de uma nave alienígena e de que uma mulher foi vista andando pelo planeta vermelho.
No último domingo (30/8), membros do fórum virtual Unmanned Space Flight apontaram mais uma aparição estranha nas imagens enviadas pela Curiosity: a de uma colher na superfície.
Como em Marte a atmosfera é mais fina, a gravidade é fraca, fazendo com o que os processos de erosão sejam mais raros e criem estruturas mais sofisticadas do que as da Terra. A atividade do vento cria dunas, vales, e pequenos excedentes, como essa colher.
Tem um outro fator que é necessário considerar neste caso: a pareidolia. Trata-se de um fenômeno que faz com que o cérebro associe uma imagem aleatória a algum padrão ou objeto — como coelhinhos em nuvens, por exemplo. Logo, pode ser que a colher seja coisa das nossas cabeças. Ainda assim, essa imagem também serve de lembrete de que as formações rochosas de Marte podem ser delicadas, e que ainda há muito a descobrir sobre elas.
Via Discovery

Nenhum comentário:

Postar um comentário