Translate

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

NASA divulga imagem detalhada dos pontos brilhantes de Ceres

exposição de uma das fotos foi otimizada para os pontos e a da outra para os arredores (Foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)
Há meses os misteriosos pontos brilhantes do planeta anão Ceres vêm intrigando tanto cientistas quanto leigos. Desde as primeiras fotos tiradas pela sonda Dawn no começo do ano, ainda a uma distância considerável do pequeno astro, eles já se destacavam e estimulavam nossa imaginação. Seriam vulcões de água? Depósitos de sal ou de gelo? Um tipo esquisito de pedra? São as hipóteses cogitadas pela NASA até o momento. Mas a foto que você está vendo aqui em cima, que mostra a cratera batizada de Occator, pode finalmente trazer algumas respostas à questão que permanece envolta em especulações.
A imagem foi divulgada nesta quarta-feira (9) pela agência e mostra detalhes inéditos dos pontos brilhantes, graças à alta resolução que revela características da superfície e do relevo nos arredores. O problema até agora foi que, por serem muito mais brilhantes que as demais regiões de Ceres, os pontos ficavam "estourados" nas fotos. Em fotografia, essa disparidade na emissão de luz representa um desafio, pois fica muito difícil retratar a área mais iluminada e a mais escura em uma mesma composição.
Para driblar a dificuldade, o time de cientistas da missão Dawn juntou na imagem acima duas fotos tiradas com tempos de exposição diferentes - uma com foco nos pontos brilhantes, e a outra otimizada para a região escura. E o resultado deve fornecer aos cientistas os instrumentos necessários para decifrar o enigma que já se arrasta por meses. "Logo, a análise científica vai revelar a natureza geológica e química desse cenário extraterrestre misterioso e hipnotizante", disse em comunicado Marc Rayman, engenheiro-chefe e diretor da missão, sediada no Jet Propulsion Laboratory da NASA.
As imagens foram tiradas da órbita atual da sonda, a 1470 quilômetros da superfície de Ceres. Segundo a agência, a resolução é três vezes melhor que a verificada nas fotos tiradas na órbita de junho, e dez vezes superior às de abril e maio. Em sua altitude atual, a Dawn já completou dois ciclos de 11 dias mapeando a superfície do planeta anão, e entra hoje em seu terceiro. Cada ciclo exige 14 órbitas, e ao longo dos próximos dois meses, Ceres inteiro será mapeado seis vezes. Com isso, os cientistas conseguirão desenvolver mapas tridimensionais da superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário