Translate

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

NASA revela a verdade sobre as tempestades de poeira em Marte


NASA revelou a verdade sobre os perigos de tempestades de poeira em Marte, alguns dos quais podem ser observadas com telescópios na Terra. O diretor de cinema americano Ridley Scott usou essa informação no processo de criação de seu novo filme, "The Martian" ("Rescue Mission).

Conforme relatado pelo site  da agência espacial, o filme de Hollywood, que estréia em outubro, começa com uma cena em que o protagonista, o astronauta Mark Whitney, está enfrentando uma tempestade de poeira grave que começa com uma antena transmissora e destrói uma parte do campo científico que estavam instalados os seres humanos em Marte. No entanto, a NASA explica que as tempestades de poeira não são a característica mais desagradável do planeta vermelho.

Segundo os cientistas, a cada ano em Marte têm tempestades moderadas, mas o planeta também está enfrentando ventos fortes que levantam poeira da superfície uma vez a cada três anos marcianos (cerca de 5,5 anos terrestres). No entanto, de acordo com os astrônomos, é improvável que estas tempestades de poeira podem danificar ou destruir equipamentos de fabricação humana.


No entanto, as tempestades de poeira em Marte não são completamente inofensivas. Algumas pequenas partículas de poeira pode conduzir carga eletrostática  e aderir  a superfícies diferentes, em particular, janelas e componentes mecânicos da equipe científica. Os pesquisadores apontam que a neutralização de cargas estáticas e remoção de contaminação por pó é um dos principais problemas que tem que resolver os engenheiros que projetam equipamentos para a exploração de Marte.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário