Translate

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Entenda por que o El Niño de 2015 poderá ser um dos mais fortes da história


De uma maneira ou outra aprendemos a temer o El Niño, um fenômeno que ocorre na costa oeste da América Latina e o Sudeste Asiático, que provoca alterações no clima em vários lugares do mundo, como ondas de calor, enchentes ou secas.

 
O evento começa no leste do Pacífico e se ramifica pelo Equador para o Oeste. Isso aconteceu de forma muito significante nos anos de 1982, 1997 e está acontecendo novamente em 2015. Especialistas alertam que o fenômeno desde ano pode ser um dos mais fortes da história desde 1997 e que vai durar até abril de 2016. 
 
Não há uma causa única para o evento El Niño. É uma combinação de fatores oceânicos e atmosféricos. Há ainda um pico anômalo na temperatura da superfície do mar no leste do Pacífico - que este ano deverá ser maior do que o habitual -, o que provoca mudanças atmosféricas por onde corre o oceano e isso é bastante intensificado durante o El Niño.
 
Assim os invernos são chuvosos na Califórnia, e o oeste do Pacífico é ameaçado por secas e incêndios florestais. No caso do Brasil, o El Niño pode provocar mais chuvas no Sul e secas ainda mais extremas no Nordeste. No Sudeste, as temperaturas sobem além do normal..

Nenhum comentário:

Postar um comentário