Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

NASA apresentou um vídeo de Júpiter em ultra-HD

Os investigadores da NASA criaram um vídeo de Jupiter de alta qualidade com base em várias imagens tomadas recentemente com o telescópio Hubble. No vídeo pode-se observar detalhes de Júpiter que não eram visíveis antes e ver que mudanças ocorrem na superfície do quinto planeta.

As imagens obtidas pelo Hubble também permitiu que os pesquisadores criassem um novo mapa do mundo em que as mudanças estão na direção dos ventos e das tempestades e movimento da nuvem, escreve a notícia o portal Space.com.
O engraçado é que o vídeo mostra que a Grande Mancha Vermelha a maior tempestade do sistema solar, mais de duas vezes maior do que a Terra está diminuindo a uma menor velocidade que vinha fazendo. O local, localizado no hemisfério sul, e foi reduzida em 240 quilômetros em 2014 e foi ficando cada vez mais circular. Além das alterações no tamanho, Hubble também observou um filamento incomum cobrindo quase todo o comprimento da mancha.
Link permanente da imagem incorporada
Também houve descobertas no norte do Equador no mundo, onde os pesquisadores identificaram uma estrutura de onda rara vista apenas uma vez pela missão Voyager 2 a mais de vinte anos. Esta onda baroclínica às vezes é observado na atmosfera da Terra quando está formando ciclones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário