Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Stephen Hawking parece não saber como se posicionar a respeito da vida extraterrestre


Estaria Stephen Hawking tendo problemas para se decidir se deveríamos ou não tentar fazer contato com a vida extraterrestre?
O famoso físico – cuja vida foi tema do filme ganhador de um Oscar em 2014 – “The Theory of Everything” (A Teoria de Tudo) – tem por muito tempo alertado sobre os perigos de permitirmos que uma civilização alienígena saiba que estamos aqui.
Numa entrevista com o site espanhol de notícias, El Pais, Hawking uma vez mencionou sobre o tópico do porquê de não devermos tentar contactar alienígenas.
“Se os alienígenas nos visitarem, o resultado poderia ser bem como quando Colombo desembarcou na América, que não foi muito bom para os nativos americanos”, disse ele. “Tais alienígenas avançados talvez se tornaram nômades, procurando conquistar e colonizar qualquer planeta que possam alcançar.”
Mas se Hawking, possivelmente o cientista mais famoso do mundo, não parece soar como alguém que quer alcançar e tocar os ETs, ele também não é contra a ideia de tentar provar que os alienígenas estão lá fora.
Em julho, Hawking uniu forças com Yuri Milner, um bilionário russo, para lançar uma ‘caça’ de 10 anos, e US$ 100 milhões, para encontrar vida inteligente fora da Terra.  O projeto é chamado de Breakthrough Initiatives, e possui dois componentes principais.
Breakthrough Listen, que irá usar dois dos maiores e mais poderosos telescópios do mundo para angariar grandes quantidades de dados de milhões de estrelas mais próximas na Via Láctea.  Breakthrough Messageirá envolver uma competição internacional financiada para coletar mensagens em potencial que no futuro possam ser enviadas para o cosmos, numa tentativa de comunicar com os alienígenas.  Não há ainda um compromisso para transmitir mensagens para uma civilização alienígena em potencial.
Estes fatos levantam uma questão interessante: Já que Hawking uma vez expressou sua preocupação sobre deixar que os ETS saibam que e onde estamos, por que ele se alinhou com esta tentativa de provar a existência de vida alienígena — uma tentativa que poderia resultar na revelação de nossa presença na vizinhança galáctica?