Translate

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Seres humanos voltarão a pisar na Lua


Desde a missão Apollo 17, em dezembro de 1972, nunca mais nenhum ser humano pisou na Lua. Mas no que depender dos esforços conjuntos das agências espaciais da Rússia (Roscomos) e da Europa (ESA) essa história será retomada. 
O objetivo da empreitada é desenvolver uma série de missões para realizar os preparativos do retorno do homem à Lua, com a finalidade máxima de criar uma colônia permanente no satélite da Terra.A previsão é que dentro de cinco anos seja enviada a Luna 27, um robô que fará varias avaliações do terreno lunar. A ideia é realizar observações astronômicas, servir de base a outras missões (como uma futuraviagem a Marte), além de buscar água e outro minerais disponíveis na Lua. 
Imagem: ESA/Divugação
Um dos alvos da missão é a cratera Aitken, no polo sul do satélite, uma região com áreas nunca iluminadas pelo Sol. Ou seja, seria um dos locais mais frios do Sistema Solar. Por conta disso, especula-se que ali haveria água em forma de gelo e outros compostos químicos que ficam protegidos do calor dos raios solares.
Segundo James Carpenter, cientista-chefe da ESA no projeto, um dos principais objetivos é investigar o uso de água como um recurso em potencial e descobrir o que isso pode indicar sobre a origem da vida no Sistema Solar. Depois de encontrar água e minerais, o segundo desafio seria fazer a extração e facilitar o uso disso em uma futura colônia terrestre. 
O objetivo do homem é conquistar o espaço, por trás desse desejo há um grupo de pessoas responsáveis por desenvolver a tecnologia para tornar essa façanha possível. Será Marte nossa próxima casa?