Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Vulcão na Indonésia expele lava azul


Na província de Java Oriental, Indonésia, o gigantesco complexo vulcânico Kawah Ijen se estende por 22 quilômetros. Além de suas proporções impressionantes, os vulcões dali chamam a atenção por outro aspecto - a lava. Quando entram em erupção, ao invés de expelirem a tradicional substância laranja que todo mundo conhece, eles ejetam um material que exibe uma coloração azul. Na verdade, quando o magma chega à superfície, ele vem com as mesmas propriedades encontradas em qualquer erupção vulcânica: temperatura entre 600 e 900 graus Celsius, viscosidade e lentidão nos movimentos, e - sim - cor alaranjada.
Mas então o que causa esta aparência incrível, quase surreal, da lava dos vulcões de Kawah Ijen? A química explica. A cor puxada para o vermelho é provocada pela altíssima emissão de radiação térmica do magma. O azul surge da queima de um outro elemento, o enxofre, que também é emitido da terra junto com a rocha derretida. Elementos diferentes exibem cores diferentes ao queimar, e a chama azul indica a mais energética de todas as reações, segundo o site IFLS.
Em um ensaio sobre os vulcões da região de Java Oriental, o fotógrafo Reuben Wu fez registros maravilhosos da lava azul. Veja algumas fotos abaixo:
 (Foto: Divulgação)
 (Foto: Divulgação)
 (Foto: Divulgação)
 (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário