Translate

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Cartógrafo britânico desenvolve mapa digital de Marte

mapa (Foto: Ordnance Survey)
O cartógrafo Chris Wesson, da Ordnance Survey, agência britânica de mapeamento, desenvolveu um mapa digital de Marte. Com base nos dados disponibilizados pela NASA, ele teve a ideia de realizar o projeto como forma de experimentar novas técnicas de mapeamento para futuras missões no planeta.
O mapa cobre 3672 x 2721 quilômetros em uma escala de 1 para 4 milhões e pode ser usado para explicar as futuras missões para Marte para o público. Como a agência espacial americana pretende enviar uma missão tripulada para o planeta vermelho em 2030, é interessante que todos consigam entender melhor a superfície marciana.
"É de interesse de todos que nos tornemos mais familiares com o espaço e a oportunidade de aplicar nossa cartografia inovadora a um planeta diferente foi um desafio ao qual não conseguimos resistir", disse David Henderson, diretor de produtos da Ordnance Survey em entrevista ao Science Alert.

O mapa está disponível online (você pode fazer o download de duas versões dele no Flickr da Ordnance Survey) e mostra regiões como a Western Arabia Terra, pela qual passaram a Pathfinder e a Opportunity. Veja abaixo:No blog da agência britânica de mapeamento, Wesson explicou que sua maior dificuldade foi entender melhor a topografia de Marte que, por sua vez, é bem diferente da Terra. "A superfície é bem esburacada, mas em uma escala tão grande que eu vi vários pedaços de terra que apareciam planos em relação às crateras com milhares de metros de profundidade, por isso a necessidade de iluminar partes diferentes e exagerar porções da superfície", escreveu o cartógrafo. 
mapa (Foto: Flickr/Ordnance Survey)
mapa (Foto: Flickr/Ordnance Survey)

Nenhum comentário:

Postar um comentário