Translate

quarta-feira, 23 de março de 2016

Como são os planetas quando vistos frente a frente?

Saturno (Foto: NASA/Michael Benson)
O filme A Árvore da Vida, de 2011, tem cenas incríveis que mostram o surgimento do universo, a formação da Via Láctea e do sistema solar. É simplesmente deslumbrante. O diretor Terrence Malick chamou o artista Michael Benson especialmente para criá-las.
Benson trabalha na intersecção entre arte e ciência, desenvolvendo imagens e vídeos envolvendo os temas. A exposição "Otherworlds: Visions of Our Solar System" (Outros Mundos: Visões do Nosso Sistema Solar) é o trabalho mais recente do artista, no qual ele utilizou dados, informações e cerca de 77 fotos da NASA e da Agência Espacial Europeia para formar as representações mais próximas do Sistema Solar visto a olho nu.
A principal preocupação do artista é em relação às cores dos planetas. Como explica aWired, as câmeras utilizadas por sondas como a New Horizons e a Cassini captam imagens usando filtros que isolam diferentes frequências de onda nos espectros eletromagnéticos. Alguns, como o vermelho e o azul, por exemplo, captam a luz da forma que o olho humano poderia ver. Já outros, como o ultravioleta e o infravermelho captam a luz de forma que o olho não consegue ver.

O processo de Benson funciona da seguinte maneira: ele faz o download de centenas de imagens em seu computador e começa a trabalhar com os filtros visíveis (vermelho, verde e azul) delas no Photoshop. Como as imagens geralmente são captadas de diferentes ângulos, o artista une todas elas para a composição final.As imagens voltam para a Terra em preto e branco e só depois são coloridas digitalmente. O problema é que nem sempre fica claro se as cores vistas nos resultados são reais ou falsas. Por vezes, podem até ser uma mistura das duas. "Quando a NASA divulga imagens que estão com 'cores falsas' porque ela mostra algo interessante sobre a atmosfera, eu sempre fico meio incomodado", diz Benson. "Aquilo que as pessoas veem não é a real aparência do planeta."
A exposição "Otherworlds: Visions of Our Solar System" fica no Museu de História Natural, em Londres, na Inglaterra, até dia 15 de maio. Veja as imagens criadas por ele abaixo:
Urano (Foto: NASA/Michael Benson)
Plutão (Foto: NASA/Michael Benson)
Júpiter e Ganímedes (Foto: NASA/Michael Benson)
Mimas em Saturno (Foto: NASA/Michael Benson)
Encélado (Foto: NASA/Michael Benson)
Terra (Foto: NASA/Michael Benson)
Marte (Foto: NASA/Michael Benson)
Saturno (Foto: NASA/Michael Benson)
Saturno (Foto: NASA/Michael Benson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário