Translate

quarta-feira, 25 de março de 2015

Curiosity tem mais uma prova de que pode haver vida em Marte


Marte nos deu novas pistas para a possibilidade de que poderia abrigar vida. O explorador Curiosity encontrou nitrato embutido em uma rocha. O item encontrado é considerado um dos principais precursores da vida na Terra.

Os chefes da missão Curiosity fizeram um anúncio importante na terça-feira: o veículo detectou vestígios de nitratos em uma rocha marciana , informou a NASA .

Embora os cientistas estavam procurando moléculas de carbono orgânico, o que seria uma evidência mais direta para a presença de vida, pois ocorrem em organismos vivos, a descoberta de nitrogênio também é importante , diz um membro da equipe da NASA.

Durante a análise de três amostras de rocha obtidos pela Curiosity, foi encontrada uma quantidade significativa de óxido de  nitrogênio equivalente ao montante atualmente encontrada em lugares mais secos da Terra. O óxido de nitrogênio é um componente nitrato vinda.

Ao mesmo tempo, os cientistas sublinham que o achado de nitrato não é teste definitivo para a presença de milhões de anos de vida em Marte os nitratos podem ter se formado devido ao "choque de calor" : um raio ou o impacto de uma asteróide poderia ter causa síntese particular. A principal tarefa no momento é se o processo que gerou os nitratos continua a ocorrer no planeta vermelho.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário