Translate

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Descobrem geleiras em baixo da poeira de Marte com água suficiente para cobrir todo o planeta


Sob as espessas camadas de poeira cobrindo a superfície de Marte existe tanta água congelada que daria para cobrir todo o planeta com uma camada de um metro de espessura, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Copenhague.
Os cientistas descobriram dois ' gigantes "cinturões" de água congelada em Marte escondidos sob camadas espessas de poeira. As geleiras concentradas entre as latitudes trigésima-quinquagésima do hemisfério norte e hemisfério sul, contendo 150 milhões de metros cúbicos de gelo ou seja, um volume suficiente para cobrir todo o planeta, com uma espessura de camada de 1,1 metros, de acordo com um estudo do Instituto Niels Bohr, da Universidade de Copenhaga.
Até agora, os cientistas sabiam das geleiras em Marte, mas eles discordaram sobre se estas eram água, dióxido de carbono (CO2), ou se consistia de argila. Agora, pesquisadores da Dinamarca têm a certeza de que é água e foi calculado as dimensões reais das geleiras usando dados de radar da Mars Reconnaissance Orbiter.
Os cientistas explicam que a poeira cobrindo as geleiras poderia ser precisamente o que os impede de se evaporar. A Pressão atmosférica de Marte é tão baixa que, em geral, o gelo evaporaria-se rapidamente. No entanto, o fato de que as geleiras estão lá evidenciar, as propriedades de proteção da poeira.
RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário