Translate

terça-feira, 7 de abril de 2015

NASA: Robô-Aranha 'tece' grandes estruturas espaciais em órbita


Uma das principais limitações na construção de estações espaciais e outros equipamentos de grande porte é o tamanho dos objetos que se podem colocar em órbita. Para superar esse obstáculo, a NASA está financiando um sistema revolucionário que consiste no uso de aranhas robóticas como operários cósmicos "no espaço.

A empresa Tethers Unlimited, com apoio financeiro da NASA está desenvolvendo um projeto chamado SpiderFab, que visa projetar robôs capazes de converter matérias-primas em várias estruturas, permanecendo em órbita , tudo graças a um sistema semelhante ao das impressoras 3D . O objetivo deste sistema passa através de reduzir custos e aumentar a eficiência da construção de grandes componentes espaciais, como pode ser uma nova estação espacial.

Cada robô aracnídeo seria composto por oito abas e uma cabeça capaz de produzir filamentos de vários materiais, como fibra de carbono, a uma taxa de cerca de dois centímetros por minuto, em seguida, 'trabalham' e se fundem. Segundo os pesquisadores, confiam executar os primeiros experimentos no espaço em menos de dois anos , SpiderFab vai "produzir grandes elementos orbitais espaciais, tais como antenas, painéis solares, treliças e outras estruturas multifuncionais".

"Nossa meta de longo prazo realmente é permitir o uso de recursos 'in situ' para construir a infra-estrutura do espaço necessário para apoiar a expansão humana em todo o sistema solar", disse Robert Hoyt, cientista do projeto sênior e CEO da Tethers .

Além disso, Hoyt salienta que estas aranhas robóticas, que poderiam estar operativas no cosmos dentro de uma década, permitirão fabricar estruturas de forma silenciosa e rápida, já que não haveria problemas para que superem os rigores de um lançamento nem para que se dobrem ao espaço limitado de uma nave atual.
RT





Nenhum comentário:

Postar um comentário