Translate

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Detritos espaciais misteriosos vão cair na Terra em 13 de novembro


Os investigadores conseguiram prever com precisão a queda em Terra de um pedaço de lixo espacial, oficialmente conhecido como WT1190F, em 13 de Novembro.


Embora a origem do objeto seja misterioso e ainda desconhecido, o WT1190F gerou grande entusiasmo na comunidade científica, porque é um dos poucos objetos espaciais, cujo impacto tem sido capaz de se prever com precisão, como afirmado no portal 'Nature'.

De acordo com cálculos por Bill Gray, desenvolvedor de software e contribuinte para o Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena (Califórnia, EUA), WT1190F atingirá a Terra às 6:20 GMT no dia 13 de novembro a 65 km ao sul de Sri Lanka.

A recolha de dados sobre a atividade do fragmento entre 2012 e 2013, permitiu traçar suas dados de trajetória mais precisas sobre as suas características. Assim, o objeto viaja em uma órbita elíptica localizada duas vezes mais longe do que entre a Terra e a Lua, tem um tamanho de entre 1 e 2 metros e, aparentemente, tem uma estrutura oca de origem artificial.

"Um pedaço de história espacial faltando voltou para nos assombrar", disse Jonathan McDowell, um astrofísico do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge (Massachusetts, Estados Unidos).

Por sua parte, co-diretor do escritório da Agência Near-Earth Espacial Europeia em Noordwijk (Holanda), Gerhard Drolshagen, é responsável por seguir os passos de resíduos do espaço até o impacto.

Este evento irá avaliar a eficiência dos mecanismos disponíveis para o registro do movimento de objetos potencialmente perigosos que podem colidir com nosso planeta.
RT

#Naty

Nenhum comentário:

Postar um comentário